Alimentação


O gato é um animal exigente no que se refere à sua alimentação, gosta de comidas frescas e rejeita as deterioradas e congeladas.

Por sua característica de felino ele necessita de nutrientes animais que atualmente são introduzidos em sua dieta através dos alimentos industrializados. De modo que, não é mais necessário a preocupação de fornecer carne fresca ao seu animal pois é possível encontrar rações com sabores de frango, carne, peixe, moluscos e miúdos.

As proteínas dos alimentos são essenciais para o desenvolvimento e renovação dos tecidos assim como para o bom funcionamento do metabolismo felino. Um gato bem alimentado é vivo, tem pêlo lustroso e olhos brilhantes.

O gato busca a maior parte da necessidade de líquidos na comida. Como cada vez mais é comum servir ao gato rações secas, industrializadas,é necessário que o animal tenha sempre ao seu dispor vasilhas com água limpa. Essas vasilhas devem ser limpas diariamente.

Alguns donos de gatos apresentam leite de vaca para seus animais. Entretanto, alguns gatos não conseguem digerir as proteínas do leite de vaca. Nesses casos é aconselhável substituir o leite por produtos com baixo teor de lactose.

O gato necessita de Vit.A para a saúde dos olhos e cálcio e Vit. D para os ossos e dentes.

Não se surpreenda se o seu animal, apesar de bem alimentado, caçar e comer pequenos animais. O gato caça por instinto e apanhará ratos e pássaros se tiver oportunidade.

Mesmo considerando que o gato é um animal carnívoro, certifique-se de fornecer-lhe algum tipo de erva. Essas ervas, além de fornecer-lhe o ácido fólico, o ajudará a limpar o aparelho digestivo das bolas de pêlo. Tenha certeza, entretanto, que não tenha sido usado algum tipo de fertilizante nocivo aos gatos.

Algumas regras básicas devem ser seguidas para que tenhamos um gato bem alimentado.

Consulte o veterinário se o seu gato se recusar a comer por um período de 24 horas.


Alimentos Secos ou Úmidos