A Raça do Mês

 

 


Beethoven - exemplar de Exótico Azul da criadora Marisa Paes 

EXÓTICO 

Exótico

A origem dessa raça é o resultado do cruzamento do British Shorthair com Persa (na Grã-Bretanha) e do American Shorthair com Persa e Burmese (EUA). Desses cruzamentos resultou o Persa de Pêlo Curto conhecido como Exótico. 

Algumas pessoas preferem o Exótico pois ele é considerado um Persa só que pelo seu pêlo curto torna mais fácil ser cuidado pois seu pêlo não embola, não forma nós e não gruda em tudo quanto é lugar.

Esse gato é um animal muito calmo mas mais ativo e interativo que o Persa. Gosta muito de brincar com as pessoas e seus brinquedos. Qualquer bolinha de papel se torna um brinquedo para ele. É muito discreto e detesta a solidão embora se comporte muito bem quando o dono é obrigado a deixá-lo por um curto período. 

Ele precisa da presença do dono, é um companheiro sempre presente e onde seu dono vai o Exótico vai atrás.

O animal é muito meigo, comunicativo com as pessoas e acha que todos são seus amigos subindo de forma irreverente no colo das pessoas pedindo carinho e esfregando a cabeça no rosto delas.

A cabeça é redonda e maciça, o focinho é curto e achatado como os Persas, tem as narinas largas e abertas que facilitam a entrada do ar. As orelhas são pequenas e redondas nas pontas. São espaçadas entre elas e bem peludas no interior.

Os olhos são grandes, redondos e bem espaçados e a cor corresponde a cor da pelagem, Devido ao lacrimejamento é necessário limpar seus olhos freqüentemente.

A pelagem é considerada curta embora não tanto como de algumas raças. É densa e parece pelúcia e muito gostosa de se acariciar. As cores são variadas indo do preto, vermelho, os tabbies, preto e branco, creme e branco até o branco chinchila.

A cauda é curta e espessa com a ponta arredondada.

O corpo é médio, baixo, peito largo, ossatura robusta e musculatura forte e potente.

Maiores informações sobre essa raça acessem: www.casadogato.com.br ou pelo e-mail: miaurisa@casadogato.com.br 


Bibliografia: Enciclopédia do Gato Royal Canin e a Revista Cães e Cia.

Para visitar outras raças felinas, clique sobre elas

Bengal

Burmese

Persa Dourado