Saúde

 


Para que um gato tenha boa saúde ele deve estar vacinado, anualmente e livre de parasitas e vermes. O veterinário lhe fornecerá além das vacinas, instruções de como mantê-lo saudável. Um gato saudável é vivo, confiante e um prazer para o olhar.

É necessário ficarmos atentos a qualquer alteração no comportamento do animal pois pode significar algum problema de saúde.

O gato saudável deve ter o pêlo macio e brilhante e mostrar-se elástico ao toque. A pele não deve ter feridas, nem pulgas. As pulgas são os parasitários mais danosos aos felinos.

Seu apetite não pode sofrer alterações e o animal deve manter sua rotina de asseio. Quando um gato deixa de se limpar é sinal que algo está errado com sua saúde.

Seus olhos deve ser límpidos e brilhantes, sem secreções. O nariz deve ser macio e aveludado e sem secreções. Se o animal estiver espirrando continuamente pode ser o sinal de algum vírus respiratório.

A pelve de um gato deve estar sempre limpa, sem sinais de irritação ou diarréia. A parte externa das orelhas tem a tendência a acumular sujeira e deve ser limpa semanalmente. Não deve haver sinais de secreções ou cera de cor escura na parte inferior das orelhas. Como o gato é um animal caçador tenham atenção com seus dentes e gengivas.

Se o seu gato apresentar sinais de: vômitos em excesso; sede anormal; falta de apetite e de atividade; sangue nas fezes ou diarréia são sinais que a sua saúde sofreu alguma alteração. Não hesite em chamar o veterinário.


As Piores Doenças do Gato - Parte 1

As Piores Doenças do Gato - Parte 2

As Piores Doenças do Gato - Parte 3

As Piores Doenças do Gato - Parte 4

As Piores Doenças do Gato - Parte 5

Vacinação

Cuidados que são que carinhos